quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Conab retoma entrega de alimentos para agricultura familiar em Venceslau

Cidade
 MAIS DE 20 TONELADAS POR SEMANA 
Entrega de alimentos foi feita nesta semana em Venceslau
Alimentos totalizam mais de 20 toneladas por semana
(Fotos: Cedidas/Prefeitura)
A Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, através da Secretaria de Assistência Social, retomou nesta semana a entrega de alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que beneficia a agricultura familiar local. Cinco associações são beneficiadas com recursos financeiros.

A entrega dos alimentos teve início na  terça-feira (10) e seguiu sendo entregues na quarta (11) e nesta quinta-feira (12). Semanalmente são disponibilizadas mais de 20 toneladas de alimentos, entre frutas, verduras, legumes, mandioca e feijão.

Segundo o Secretário de Assistência Social, José Antônio Rachopi, o programa tem duração de 12 meses. “Com estes alimentos da Conab, atendemos famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas na Secretaria de Assistência Social e com problemas de saúde como, por exemplo, pessoas portadoras de câncer atendidas pela Associação Venceslauense de Combate ao Câncer (AVCC), ou outras doenças que nos são encaminhadas  e as entregas são feitas  na residência", explica.

O secretário disse que são atendidas ainda famílias cadastradas no CRAS e as entidades assistenciais: Santa Casa, Apim, Apae, Caica, Caps, Abrigo Esperança, Lar Aconchego e Pastoral Social e União Assistencial Auta de Souza. "Destaco nesta oportunidade e indistintamente todos os servidores da Secretaria de Assistência Social,  que realizam os trabalhos de recebimento e distribuição destes alimentos,” ressaltou Rachopi.  

Liberação dos projetos
O projeto foi liberado por intervenção do prefeito Jorge Duran que se reuniu, no final do ano passado, em Brasília, com o deputado federal Fausto Pinato, que apoiou a reivindicação que estava tramitando na companhia. “Agradeço o apoio do deputado Fausto que nos atendeu muito bem e nos ajudou a liberar os projetos”.

Duran disse também que o inicio da entrega destes alimentos, através da CONAB, representam investimento de R$ 1 milhão no município que irá beneficiar a população. “É mais recursos para a nossa cidade. Financeiro para o agricultor familiar e população com a volta do recebimento de alimentos”, comentou.

Agricultura Familiar - PPA
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e tem como finalidades principais a promoção do acesso à alimentação e o incentivo da agricultura familiar. O apoio aos agricultores familiares opera-se por meio da aquisição de produtos da sua produção, com dispensa de licitação.
Os alimentos que são adquiridos diretamente dos agricultores familiares ou de suas associações e cooperativas são destinados à formação de estoques governamentais ou à doação para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricionais, atendidas pelas redes socioassistenciais e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.
(A.I Prefeitura)

Nenhum comentário: