sexta-feira, 16 de junho de 2017

Coach desenvolve competências socioemocionais para professores na ETEC de PV

Cidade
 INOVAÇÃO 
Professores da ETEC com o coach Julio César (de azul à esq)
Inovar e mudar são uma necessidade em todas as fases e nuances da vida, e entender como individualmente nos posicionamos e nos sentimos neste processo de mudança, num mundo cada dia mais tecnológico e acelerado, bem como refletir sobre de quais formas essas mudanças interferem diretamente na escola e na maneira do professor ensinar e o jeito pelo qual o aluno aprende tem sido a preocupação da Etec com a melhor nota do ENEM da nossa região.

Os professores de uma escola precisam estar atentos para não se acomodarem. Se o mundo mudou, se as pessoas mudaram, se os nossos alunos não são mais como “eram antigamente”...o grande perigo ao adentrarem a sala de aula seria cairem na armadilha da ‘síndrome do possível’. O mecânico que diz que vai fazer o possível para consertar o carro, o médico que diz que vai fazer o possível pelo paciente, quando estamos com pressa e pedimos a pizza, o garçom também responde que irá fazer o possível; mas o professor não pode permanecer estático, aplicando “as mesmas aulas de sempre” (algumas vezes usando aquele caderno já amarelado pelo tempo). Professor tem que ter mais iniciativa, agir como os americanos que dizem ‘I will do my best’ ou: vou fazer o meu melhor”.

Mas professor também é gente: tem família, adoece, fica triste e acima de tudo dá aula em várias escolas, e em meio a tanta correria poderia tirar um tempo para refletir sobre mudanças no mundo, na educação brasileira e principalmente “tirar um tempo para gerenciamento do eu e formação pessoal”?

Pensando na melhoria da capacitação dos professores, a equipe gestora da ETEC “Professor Milton Gazzetti “ procurou o Psicólogo e Coach,  Júlio César da Silva que possui vasta experiência em liderança e formação de pessoas e em parceria irão desenvolver um projeto empreendedor, inovador e desafiante :”Professor Líder Coach!”

No primeiro encontro com os gestores o Coach Júlio César trabalhou exatamente o tema que mais incomoda os seres humanos: MUDANÇA!E lembrou a famosa reflexão do filósofo Heráclito: “Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem”. Se mudar é complicado, na educação “não mudar” significa a morte.

Para a estranheza dos gestores toda a reflexão desse encontro foi realizada pelo Coach através de um Bonsai; nada de reuniões teóricas, metodológicas e tradicionais.

Utilizando as várias “metáforas” contidas em um bonsai (palavra de origem japonesa e significa: “árvore em bandeja) toda a equipe foi refletindo sobre seu papel pessoal e como “quem sou” interfere no ensinar com empatia e amor.  “Essa é mais uma parceria que tem tudo para dar certo”, disse animada a diretora da Etec, Cibele Rondó. Através do projeto “Professor Líder Coach” iremos desenvolver junto com a equipe de professores competências socioemocionais como: gerenciamento do eu, administração do tempo, organização, gestão de conflito e liderança. “Não podemos parar no tempo”! A geração millenium exige um olhar diferenciado para e educação, um aprendizado não apenas curricular, e para atender o nosso aluno dentro da missão e dos padrões de educação de qualidade do Centro Paula Souza é preciso inovar junto com toda a equipe.

E o Coach Júlio César complementa: “Será um grande desafio trabalhar pela primeira vez com a equipe de professores do Centro Paula Souza, sou movido por desafios!”. 

Nenhum comentário: