sexta-feira, 16 de junho de 2017

Golpe que usa nome do McDonald's no WhatsApp atinge 100 mil em menos de 24h

Internet
 FRAUDE 
Os cibercriminosos desenvolvem o golpe com a mesma identidade visual de campanhas e promoções oficiais da McDonald's, para o usuário ser mais facilmente enganado pela falsa promessa
Uma falsa promoção que circula no WhatsApp está prometendo um cupom no valor de R$ 70 na rede de restaurantes McDonald's. De acordo com a empresa de segurança digital PSafe, o golpe já afetou mais de 100 mil pessoas em menos de 24 horas.

O truque está circulando rapidamente porque, para validar o suposto cupom, o usuário precisa compartilhar o link do anúncio com outros 10 contatos pelo aplicativo de mensagens instantâneas. Ao seguir as orientações, o usuário é induzido a fazer o cadastro em sites maliciosos. Esses endereços efetuam cobranças indevidas ou baixam apps falsos (que podem infectar o smartphone), deixando o aparelho do usuário vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.

Até o momento, três domínios maliciosos envolvendo o golpe foram identificados. Segundo o site Boatos.org, que desmente histórias inverídicas, as URLs falsas seriam htttp://mcdonaIds.site/promo e htttp://mcdonaids.site, ambas escritas com "i" no lugar do "l" no nome da rede de lanchonetes.

Para não se tornar vítima desse tipo de golpe, os usuários precisam consultar sempre as páginas oficiais de empresas para verificarem a veracidade da história. Deve-se ainda desconfiar de promoções exageradas que chegam por mensagens e instalar um software de segurança com a função 'antiphishing', que bloqueia "iscas" virtuais.
(Uol)

Nenhum comentário: