quarta-feira, 14 de junho de 2017

Secretarias de saúde de PV e região buscam parcerias para o transporte eletivo de pacientes

Cidade
 ACORDO ENTRE MUNICÍPIOS 
Reunião entre representantes dos municípios
foi realizada nesta quarta-feira (13) em PV
Foi realizada, na tarde desta terça-feira (13), uma reunião na Secretaria de Saúde de Presidente Venceslau com prefeitos e secretários de cinco municípios do extremo Oeste Paulista para abordar o assunto transporte sanitário do eletivo de pacientes do sistema de saúde.

O objetivo foi demonstrar a parceria que está sendo planejada pelas secretarias de saúde das cidades de Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Caiuá, Marabá Paulista e Piquerobi para o transporte eletivo de pacientes que não são de urgência e emergência. A ideia principal é unir o transporte das cinco cidades, otimizar os custos e melhorar o atendimento.

Para entender melhor, as cinco secretarias vão fazer uma parceria e transportar os pacientes de forma organizada. Por exemplo, para que as duas cidades não levem seus pacientes para locais iguais em um mesmo dia, será realizado uma parceria e uma cidade leva o paciente dos dois municípios. “Eu acho que a gente precisa juntar força e se unir. Precisamos pensar nos benefícios para a nossa região, pois cada uma tem a sua diferenciação. Foi um aprendizado e podemos ir além. Esse plano vem de encontro a uma portaria que saiu em março que viabiliza e legaliza o transporte sanitário eletivo”, disse Susi Bonifácio, secretária de saúde de Presidente Venceslau.

Os tratamentos dos pacientes são feitos em São Paulo, Campinas, Sorocaba, Jaú, Barretos, São José do Rio Preto, Jales, Ribeirão Preto, Bauru, Marília, Botucatu e cidades que compõem a região metropolitana de São Paulo. “As viagens são longas, faremos uma escala de dias e a parceria vai ajudar os municípios a não fazerem duas ou mais viagens na mesma semana, cada dia uma cidade faz a rota”, concluiu Susi. 

Na reunião participaram os prefeitos Jorge Duran (Presidente Venceslau), Rute Almeida (Caiuá), Miguel Costa (Marabá Paulista) e Cássia Furlan (Presidente Epitácio). Ainda estavam os secretários de saúde Susi Bonifácio, de Presidente Venceslau, Paulo Rogério de Oliveira, de Caiuá, Adrielly Tonelli, de Marabá Paulista, Adriana Crivelli, de Piquerobi, e Migueias Alves de Oliveira, de Presidente Epitácio. Estavam também Maria Helena Moraes, do DRSP de Presidente Prudente, uma das responsáveis pelo projeto, e Nelo Augusto Poletto, apoiador do COSENS.

Nenhum comentário: