terça-feira, 6 de junho de 2017

Senac de PP oferece curso gratuito na área ambiental

Região
 MEIO AMBIENTE 
Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, implementada pela Lei Federal n° 12.305/2010, foram estabelecidas diretrizes para gestão integrada e gerenciamento de resíduos. Essa legislação prevê, por exemplo, que empresas cumpram uma série de normas relacionadas à gestão de resíduos. Para capacitar profissionais aptos a desenvolverem e coordenarem ações para o cumprimento dessa política, o Senac Presidente Prudente oferece o curso Agente de Gestão de Resíduos Sólidos.

De acordo com Matheus de Carvalho, docente do Senac Presidente Prudente, a cidade possui diversas empresas e indústrias que necessitam deste profissional para gerenciar todo o processo. “A Política Nacional determina que as empresas que geram lixo promovam redução, reutilização, reciclagem e tratamento de seus resíduos”, comenta.

Para que isso aconteça, ressalta o docente, é preciso ter profissionais qualificados, que conheçam tecnologias e técnicas para dar correta destinação a cada tipo de material. A formação rápida do Senac Presidente Prudente aborda temas como: aplicação dos 5 Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), desenvolvimento sustentável, sensibilização ambiental, formas de separação, acondicionamento e armazenamento de resíduos.

“Além do conteúdo teórico, são realizados projetos e visitas para o aluno colocar o conhecimento em prática, capacitando esse profissional para fazer o gerenciamento dos resíduos sólidos dentro de uma organização”, explica Matheus. Os alunos visitam, por exemplo, a Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (Cooperlix), a Secretaria de Meio Ambiente, além de outras instituições, indústrias e empresas. “Também realizamos atividades exploratórias no centro da cidade, investigando formas de acondicionamento e armazenamento”, completa.

Com carga horária de 240 horas, o curso Agente de Gestão de Resíduos Sólidos exige ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos. Em Presidente Prudente, a formação será oferecida pelo Programa Senac de Grauidade, com 25 bolsas de estudo integrais. As inscrições começam no dia 7 de junho, dois meses antes do início das aulas, exclusivamente pelo Portal Senac www.sp.senac.br/bolsasdeestudo. O Senac Presidente Prudente fica na Avenida Manoel Goulart, 2.881 e o telefone para informações é o (18) 3344-4400.

Serviço
Agente de Gestão de Resíduos Sólidos
Início: 7/8/2017 | Término: 28/11/2017
Aulas: de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30

Programa Senac de Gratuidade
O Senac São Paulo tem compromisso com o desenvolvimento de pessoas, por meio de ações educacionais que estimulem o exercício da cidadania e a atuação profissional transformadora e empreendedora, de forma a contribuir para o bem-estar da sociedade. Dessa forma, o Programa Senac de Gratuidade é um dos principais da instituição.

Para se candidatar a uma vaga gratuita, o interessado deve ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. As inscrições podem ser realizadas no Portal Senac até dois meses antes da data de início do curso, a partir das 12 horas (www.sp.senac.br/bolsasdeestudo) e encerram-se até cinco dias úteis antes da data de início do curso ou quando as turmas atingirem a relação de três candidatos por vaga; o que ocorrer primeiro.
(A.I Senac)

Nenhum comentário: