quinta-feira, 6 de julho de 2017

Exame que previne câncer de próstata começa a ser feito em Posto de Saúde Central de PV

Cidade
 CAMPANHA 
Izilda Nishikawa e Rosiane Araújo, responsáveis pela coleta
(Foto: Cedida/A.I Prefeitura)
A Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, por meio da Secretaria de Saúde, comunica que a partir de segunda-feira, dia de 10 de julho, começa a campanha de prevenção contra o câncer de próstata. Os exames de PSA serão realizados em homens que possuem idade de 40 anos ou mais.

Para fazer o exame é simples, basta o interessado ir até o Posto Central de Saúde de Presidente Venceslau e procurar o setor de atenção básica. Os exames serão feitos nas segundas e quartas-feiras, das 7h às 13h, e o prazo de atendimento será estendido até completar a meta que é de 100 exames. As responsáveis pela coleta são Izilda Nishikawa e Rosiane Araújo (foto).

O PSA não faz o diagnóstico da doença. Ele estratifica o risco de maneira que, quanto maior o seu valor (principalmente a partir de 2,5 ng/ml), maior a probabilidade de um problema existir. É preciso compreender que fazer o exame não significa indicar biópsia para todos que apresentarem resultados alterados, tampouco recomendar tratamento para todos que tiverem o diagnóstico comprovado. Estudos comprovam redução da mortalidade nos indivíduos que coletaram PSA rotineiramente.

É importante salientar que os interessados devem seguir as instruções para coleta de PSA total:

Jejum de no mínimo 03 horas
Não ter ejaculado nas últimas 48 horas
Não ter feito exercício em bicicleta, andado de motocicleta ou praticado equitação nos últimos dois dias
Não ter feito toque retal nos últimos três dias
Não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias

Mais informações sobre o exame basta ligar no Posto de Saúde, o telefone para contato é o 3272-9030.
(A.I Prefeitura)

Nenhum comentário: