sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Inscrições para exame de certificação do ensino médio terminam nesta sexta

Brasil
 ENCCEJA 
Termina nesta sexta-feira (18) o prazo de inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), prova que substituirá o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na função de certificação para o ensino médio. Os interessados podem fazer as inscrições gratuitamente. Faça aqui sua inscrição para o Encceja

Para realizar a prova, o participante deve ter mais de 15 anos de idade para tentar a certificação do diploma do ensino fundamental; e a partir de 18 anos para tentar o diploma do ensino médio. No ato da inscrição, o estudante deve informar o seu CPF e o número da cédula de identidade. Em caso de pessoas que estejam em sistemas prisionais e jovens sob medida socioeducativa, o responsável pedagógico deve, obrigatoriamente, informar o CPF do interessado.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizou algumas mudanças no Encceja deste ano. A principal delas é que, antes programado para o dia 8 de outubro, o exame acontecerá no dia 22 de outubro.
O estudante pode acessar mais informações sobre a prova pelo site http://portal.inep.gov.br/web/guest/encceja. Além da página do Encceja, o participante pode contatar a Central de Atendimento ao participante do MEC (Ministério da Educação) ou ligar para o telefone 0800 616161.

Confira as datas do Encceja:
Encceja Nacional
Inscrições: 7 a 18 de agosto
Aplicação: 22 de outubro
Locais de prova: 564 locais distribuídos em todas os Estados brasileiros
Encceja Nacional PPL (pessoas privadas de liberdade)
Adesão das unidades: 14 a 25 de agosto
Inscrições: 21 de agosto a 1º de setembro
Aplicação: 24 e 25 de outubro

O que é o Encceja
O Encceja é direcionado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. A prova, que não era aplicada desde 2009, volta a ser realizada após o Enem perder a função de certificação do ensino médio. Ela também oferece a certificação do ensino fundamental.

É preciso ter no mínimo 15 anos completos para a prova do ensino fundamental, enquanto para a prova do ensino médio a idade mínima é de 18 anos. O exame é gratuito. As provas serão realizadas em um único dia, pela manhã e à tarde. O exame para o ensino médio terá como base as quatro áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e linguagens e códigos, além de uma proposta de redação.

Cada prova será composta por 30 itens do tipo múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta. Para o ensino fundamental, a prova será estruturada entre língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática, história, geografia e ciências naturais. Também haverá uma proposta de redação. É preciso alcançar uma nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na prova de redação para obter o certificado --o que corresponde a uma taxa de 50% de acertos em cada área.

Além do certificado, que reconhece oficialmente que o educando cumpriu na íntegra todas as disciplinas do núcleo comum do ensino fundamental ou médio, o Encceja poderá emitir outro documento para os candidatos: a declaração de proficiência, uma certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir uma ou mais disciplinas nas áreas avaliadas pelo exame.
(Uol)

Nenhum comentário: