sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Jovem de 15 anos é picado por escorpião em Venceslau

Cidade
 PERIGO 
Jovem recebeu atendimento na Santa Casa e
 passa bem
(Foto: Cedida ao PORTAL BUENO)
Um garoto de 15 anos de idade foi picado por um escorpião no início da tarde desta sexta-feira (22) por volta das 13 horas em Presidente Venceslau. O jovem estava em sua própria residência no Jardim Alvorada  e calçava o tênis quando sentiu a picada no pé.

Ele recebeu o socorro da mãe e foi encaminhado para a Santa Casa de Presidente Venceslau onde foi medicado e permaneceu em observação até ser liberado. O jovem não corre riscos.

A Santa Casa comunicou o caso para a vigilância epidemiológica de Presidente Venceslau tomar as devidas providências.

A mãe do garoto encaminhou foto do escorpião que atingiu o filho para o PORTAL BUENO.  Susan Ferreira postou em sua página no Facebook um desabafo sobre o descaso de alguns moradores que jogam lixo nas imediações de sua casa localizada no Jardim Alvorada. “Hoje estou aqui com meu filho na santa casa mordido pelo escorpião, pois por causa do lixão que esta na rua tem trazido pernilongos moscas e escorpiões”, disse ela.

Escorpião capturado pela mãe do garoto atingido
(Foto cedida ao PORTAL BUENO)
Susan chama a atenção de pessoas que jogam lixo em lugares não apropriados e provocam a proliferação de pragas como o escorpião. Segundo a Santa Casa a ocorrência de pessoas picadas por escorpião em Presidente Venceslau nos últimos dias tem sido grande.

Cuidados
A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte.

Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:
Lavar o local da picada com água e sabão;
Manter o local da picada voltado para cima;
Não cortar, furar ou apertar o local da picada;
Beber bastante água;
Ir o mais rapido possível a um pronto-socorro ou ligar para o SAMU 192.
Os tipos de escorpião mais perigosos são o escorpião amarelo, marrom, amarelo do nordeste e escorpião preto da Amazônia, mas a gravidade do quadro depende, também, da quantidade de veneno que foi injetada e da imunidade de cada pessoa. 

Principais sintomas da picada
Os sintomas da picada de escorpião são dor e inflamação no local da picada, com vermelhidão, inchaço e calor local que dura de algumas horas até 2 dias, mas, em casos podem acontecer sintomas mais graves, como:
Enjoo e vômitos;
Tontura;
Dor de cabeça;
Tremor e espasmos musculares;
Suor;
Palidez;
Sonolência ou agitação
Pressão baixa ou pressão alta;
Batimentos cardíacos acelerados ou fracos;
Falta de ar.
Em casos muito raros, a picada de escorpião pode causar até arritmias e parada cardíaca, que podem levar a morte, se a pessoa não for rapidamente atendida e tratada.

Como é feito o tratamento
Para aliviar a dor e a inflamação no local da picada, é recomendada a aplicação de compressas com água morna, e o uso de analgésicos ou antiinflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, por exemplo, receitados pelo médico. 

Em pacientes com sintomas mais graves, é necessário o uso do soro antiescorpiônico, que será prescrito pelo médico do pronto atendimento, para cortar o efeito do veneno no organismo. Nestes casos, também é feita a hidratação com soro fisiológico na veia e observação por algumas horas, até os sintomas terem desaparecido.

Como evitar a picada de escorpião
Para prevenir a picada de escorpião, é recomendado tomar alguns cuidados em casa, como:
Manter a casa limpa, retirando acúmulos de sujeira atrás de móveis, cortinas e tapetes;
Limpar o quintal ou jardim, para evitar acúmulo de entulhos e lixo nestes locais;
Evitar andar descalço ou colocar as mãos em buracos ou frestas;
Manter animais como galinha, coruja, gansos ou sapos no quintal, pois são predadores dos escorpiões;
Inspecionar roupas e calçados antes de usá-los. 

A limpeza é importante, pois, locais sujos, com infestação de baratas e ratos, por exemplo, atraem mais facilmente animais peçonhentos como, escorpiões, aranhas e cobras.

Nenhum comentário: