segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Presa que agrediu agente com estilete deve ir para RDD

Região
 CASO EM TUPI 
Agente foi ferida no braço e teve pontos
(Foto: Reprodução G1)
A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) informou nesta segunda-feira (16) que vai solicitar à Justiça a internação no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), pelo prazo máximo de 360 dias previsto em lei, da presa que agrediu na sexta-feira (13) cinco agentes da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista com um estilete artesanal confeccionado com apontador de lápis.

Em nota publicada pelo site G1 de Presidente Prudente, a SAP informou que houve um “ato de insubordinação” no momento em que a presa, que havia cometido falta disciplinar, estava sendo encaminhada para o Pavilhão Disciplinar.

“No momento em que era conduzida, se desenvencilhou das algemas e passou a desferir golpes com estilete artesanal, confeccionado com apontador de lápis, vindo a ferir as agentes que realizavam sua escolta. Após contida por outras servidoras, a reeducanda foi encaminhada para o Pavilhão Hospitalar para exame de saúde, permanecendo isolada preventivamente. As ASPs [agentes de segurança penitenciária] feridas foram encaminhadas ao Pronto-socorro para atendimento médico”, esclareceu a SAP.

Segundo a pasta estadual, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista já está com as portas das celas totalmente automatizadas e a ocorrência se deu durante o trânsito da presa entre os pavilhões.

“Ressalvamos também que serão instaurados procedimentos apuratório disciplinar e preliminar para elucidação dos fatos. Ainda em decorrer dos fatos a unidade teve as visitas suspensas no último final de semana”, salientou a SAP.

A Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, de acordo com os dados da SAP, possui capacidade para 708 presas, mas conta atualmente com uma população carcerária de 1.186 mulheres. Também existe na unidade uma Ala de Progressão Penitenciária com capacidade para 72 presas e população atual de 160.
(Matéria extraída do site G1 Prudente)

Nenhum comentário: